Sejam todos bem-vindos!
#BlocoDoPovoEncantado
Aqui tem muita Arte e alegria, é como diria Ariano Suassuna: – “Podem me chamar de romântico. Arte para mim é missão, vocação e festa”!
É verdade também que quando criamos laços de amizade e companheirismo com cada pessoa, reconhecemos o seu verdadeiro valor. E o alcance dessa harmonia vai muito além de nós mesmos, servindo para edificação da Paz.
O Bloco do Povo Encantado, composto por Espetáculo Teatral Itinerante e Oficina “Respeito à Diversidade” (voltada aos Educadores), trata da amizade, da lealdade e do valor inestimável da Cultura e da Arte para uma sociedade inclusiva e feliz.
Envolvendo crianças e também jovens, famílias e o público em geral, num clima de encantamento e poesia, mostra a riqueza de nossa gente e suas manifestações artísticas de sabedoria popular. Cores, músicas, danças, culinária, literatura e todo cardápio diversificado, fazendo uma releitura criativa da memória do povo brasileiro.
Em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, o escritor Daisaku Ikeda, perguntou: – “Qual é a essência que repousa oculta nas profundezas da herança espiritual do povo brasileiro?” – e citou Guimarães Rosa para responder, dizendo que “a essência brasileira é seu grande universalismo”.
A riqueza humana e cultural do Brasil é um enorme valor, sua mensagem de tolerância e convivência pacífica cria referências para o mundo e nos coloca na vanguarda.
Conheça alguns números da primeira temporada entre setembro e outubro de 2018
4
23
5.500
145.000
3.400.000
Espetáculo
O BLOCO DO POVO ENCANTADO
O Espetáculo teatral narra a trajetória de Minkah e Apuanã, que representam nossas raízes africana e indígena. Embalados pelas aventuras da Grande Trupe de Artistas Saltimbancos, que viaja pelo Brasil levando esperança, felicidade e poesia, os jovens protagonistas vivem experiências de influências culturais variadas e dessa forma reconhecendo o seu próprio valor. Baseado em profunda pesquisa, O Bloco do Povo Encantado celebra nossa identidade genuína que possui natural esperança e alegria de viver.
Assim, enquanto nos divertimos poderemos também refletir sobre nós mesmos e curtir nossa formação plural, repleta de signos e de aprendizado. Procuramos traduzir nessa história rica em arquétipos, o desejo de empoderar cada pessoa para que se torne vitoriosa e contribua para a vitória de outros.
Ficha técnica
Concepção e Realização
Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas
Criação Original, Dramaturgia e Direção
Gisela Arantes
Orientação à Dramaturgia e Oficina para Educadores
Dr. Giuliano Tierno
Assistência de Direção
Diego Dac
Elenco
Adriano Tunes
André Sakajiri
Lara Córdula
Mariana Sancar
Coreografia
Patrícia Kfouri
Música Original
Yan Montenegro
Cordel de Abertura e Encerramento
Rodrigo Sestrem e Yan Montenegro
Rock da Gô
Gisela Arantes, Rodrigo Sestrem e Yan Montenegro
Cenário e Figurino
Kleber Montanheiro
Assistente de Cenografia e Figurino
Larissa Matheus
Adereços
Marcos Junior Valadão
Cenotécnico
Evandro Carretero
Costureira
Creuza Medeiros
Produção de figurinos e bordados manuais
Luma Yoshioka
Iluminação
Nicolas Marchi
Fotografia
Jorge Rodrigues Marques
Design Gráfico
NaçãoDesign
Assessoria de Imprensa
Tierno Press e
Macaco Elétrico
Publicações nas Redes Sociais
ONI Agência
Operação de Som
Rodrigo Kolher
Operação de Luz
Guilherme Trindade
Gestão de Projeto
Gisela Arantes
Coordenação de Produção
Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas
Assistência de Produção
Rogério Freitas e Sérgio Bueno
Assistência Administrativa e de Produção Umiharu
Carol Novaes
Assistência de Comunicação Umiharu
Luana Bizzocchi
Assessoria Financeira
Talento e Arte
AGRADECIMENTOS
Eric Nowinski
Maria Antonieta Patto Ito
Paulo Pellegrine
Ronaldo Robles
Vereadora Audrey Kleys
Prefeituras e Secretarias da Cultura e da Educação das cidades de Santos, Cubatão, Jacareí e Taubaté
Teatro Guarany – Santos
Teatro do Kaos – Cubatão
Educamais Jacareí
Sesc Taubaté
Teatro Sérgio Cardoso (Marisis Pacheco e Natasha Caroline Araújo)
Clique no título para expandir a ficha técnica
Oficina
“RESPEITO À DIVERSIDADE"
para Educadores
A oficina visa apresentar experiências formativas aos professores tendo as histórias de vida em suas diferenças como eixo principal. A proposta é a de articular as histórias de vida dos educadores aos contos literários e tradicionais que tenham como centro a bibliodiversidade (literatura de matriz europeia, africana, afrobrasileira, indígena), com vistas a proporcionar uma experiência de escuta entre todos os envolvidos.
Os educadores, nessa experiência, são convidados a contarem lembranças de suas infâncias, para no processo de recriá-las elaborarem memórias coletivas. O princípio desse trabalho está centrado na partilha de experiências entre os participantes visando estimular os movimentos de fala e de escuta entre todos, reconhecendo o cuidado de si e do cuidado do Outro na construção de uma sociedade democrática.
O principal objetivo dessa oficina é o de proporcionar uma experiência de formação que tenha um duplo alcance: a formação do sujeito/educador e a apresentação de propostas didáticas para serem trabalhadas com os seus estudantes em sala de aula.
Temas trabalhados
Conheça os organizadores
Capacitou-se como produtora cultural, cursando marketing cultural, gestão do terceiro setor, e empreendedorismo, com certificações também pelo Sebrae.
A expertise adquirida durante anos atuando no programa Glub Glub da Rede Cultura, com mais de 700 episódios exibidos, e toda sua experiência como atriz, autora, diretora e produtora de sucesso, aliadas ao conhecimento sobre educação e a formação em cinema, levou Gisela à concepção da Umiharu, onde cria e realiza projetos culturais. Com atuações na Itália, Portugal, Japão e grande itinerância pelo Brasil, responde pela concepção original, desenvolvimento e gestão dos projetos com a assinatura da Umiharu.
Patrocínio
Concepção e gestão
Realização
Agradecemos à todos que colaboraram para realização desse Projeto:
- à maravilhosa equipe que se dedicou com muito carinho;
- à Pernambucanas, pela confiança e oportunidade do patrocínio;
- às Prefeituras e Secretarias de Cultura e Educação de Santos, Cubatão, Jacareí e Taubaté, pelo importante apoio. Além do apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo por meio da Lei Proac.
Apoie nossos projetos culturais e promova o acesso à cultura no Brasil
Além do cardápio próprio, a Umiharu elabora novas políticas culturais para as empresas, com a criação, desenvolvimento, gestão e realização de projetos concebidos sob medida.
Utiliza soluções diferenciadas para atender as necessidades de seus patrocinadores, agregando outros instrumentos de comunicação: Palestras, Séries de TV, Livros, Aplicativos Móveis, etc. Unindo o Brasil aos brasileiros e ao Mundo!